segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Uma barriguinha surgiu...

Até o início da semana passada não percebia nenhuma mudança efetiva na minha barriga, a não ser o fato de que estava mais rígida. Mas crescer que é o que todos esperamos desde o primeiro dia...rs...nada. E não é que nos últimos dias ela despontou? Ainda é uma barriguinha tímida, mas já é um sinal bem gostoso!!!

As crianças do Centro Social não veem a hora da barriga crescer. Elas dão beijo, fazem carinho...ai, ai, ai...vai ser difícil ficar longe deles quando o bebê nascer. Mas eu prometi que vou levar o bebê sempre que possível para eles verem.

Na sexta passada fui ao médico para a consulta do prénatal. Está tudo bem, minha pressão está ótima e engordei meio quilo. Quanto, né? rs...Na próxima quinta vou fazer o exame que mede a translucência nucal; esse exame serve para descartar a Sindrome de Down e também outras doenças congênitas.

Vamos agora saber como foi a 11ª semana:

A medida do feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g. Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.

O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.
Há um aumento do volume de sangue no corpo da mãe que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos.

Agora um pouco de genética...(embora eu tenha um olhar mais espiritual sobre o fato...)

Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?

Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.

Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.

Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.

Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.

Assim que possível coloco fotinho da pequena barriga...rs...

2 comentários:

  1. quero ver essa barriguinha!!!!! não me mate de curiosidade!!!!
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Esse post me deprimiu, meio quilo é o que engordo de um dia pro outro sem estar grávida! rsrs.
    Curtaaaaaaaaaaaa muito linda essa barriguinha, esse momento é muito importante e vai gerar consequências pra toda vida dele/dela. Parabéns, amo vcs (agora pra sempre no plural).

    ResponderExcluir